Foi um sucesso o Bate-papo com Alessandra Fortes Prates sobre a obra do cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda. O encontro aconteceu dia 30 de agosto de 2007, aqui na Livraria do Trem.
A obra de Chico Buarque é bastante ampla e rica, possibilitando diversos olhares e enfoques. Uma das questões analisadas por Alessandra é a relação existente entre espaço público e privado.
Na análise das canções, a partir dos tipos de relação construídos por ele entre as personagens das canções e os espaços físicos já citados, é possível identificar mudanças sociais, culturais, econômicas, políticas brasileiras ao longo das quatro últimas décadas.
Em determinados momentos, o conteúdo da letra vai realçá-las; em outros, a relação da letra com a melodia, ou ainda a diferença que aparece entre gravações diversas de uma mesma canção é que vão demonstrar as mudanças. O trabalho de pesquisa, embora esteja ainda em processo, já apontou aspectos singulares e originais e vai agradar tanto aos amantes de Chico, quanto a pessoas que já tenham um conhecimento mais científico da obra do compositor.
Alessandra é Educadora e Pesquisadora -Licenciada em Letras pela UFRGS e concluiu em julho seu TCC, onde abordou o tema “cidades” no cancioneiro do compositor Chico Buarque de Hollanda e teve como orientador Luís Augusto Fischer. O trabalho foi apresentado recentemente no projeto Unimúsica da UFRGS, dentro do Seminário A Canção Popular.
Nota publicada originalmente em http://livrariadotrem.blogspot.com/